• últimas resenhas •

27 de maio de 2018

Ser um escritor

Achei interessante escrever sobre a profissão escritor. De alguns anos para cá a literatura nacional vem crescendo de uma maneira maravilhosa de se ver, mas vamos deixar de lado a questão das livrarias com as editoras, está bem? Quero apenas que você se foque na parte mágica que é a escrita. Estamos combinados?

Muita gente tem a ideia de que escrever um livro é algo que apenas aqueles que usufruem de algum tipo de dom que podem sentar e começar a digitar no computador. Não é bem assim. Eu não acredito que escrever seja um dom e que se você não consegue pensar no primeiro parágrafo para criar a sua história não terá nenhuma chance de se tornar um escritor, um autor. A primeira coisa que deve se ter em mente para começar a ter a vontade de um dia ter o seu nome na capa de um livro é ler. Eu sei que parece piegas isso, mas não é. Um escritor que não lê nada mais é do que um vazio para a sua sintonia, sintonia essa que liga as articulações dos dedos das mãos até os neurônios. Se você deseja ser o autor do livro e  não gosta de ler pelo menos 3 livros por mês é melhor que contrate um ghostwriter.

Agora, se ler é o seu forte receba os meus parabéns!!! Você já deu um pulo enorme nesse seu sonho em ser um autor de sucesso.

A próxima etapa é ter paciência. Exatamente! P A C I Ê N C I A. Sabe porquê? Muito simples, escrever um livro não é algo que você vai conseguir terminar em um mês. É cansativo; exaustivo; dá dor de cabeça; seus olhos ficam doloridos de tanto olhar para a tela do computador; seus dedos caem de tanto escrever e reescrever. Mas como tudo tem o seu lado positivo é bastante prazeroso. E como é. A cada capítulo terminado a sensação de euforia e de que precisa digitar mais e mais é tão empolgante que ao terminar além de se sentir aliviado uma tristeza bate em você por não ter mais contato com os personagens.

E se a inspiração não aparecer? Não se preocupe, um hora ela vai chegar. Tenha calma. Como eu já disse, a paciência é primordial. Me atrevo a dizer que é a fórmula secreta para um bom autor.

Seu livro ainda não está em nenhuma editora? Busque além. Abra seu leque de editoras e caminhos para a sua publicação. Mais uma vez: paciência.

Ser autor é tão belo e tão puro que se torna uma das mais lindas profissões.

Insista. Invista. Persista. Vista

a camisa do escritor e boa sorte.